1) A Caixa Multiplicadora ou Multiplicador Mecânico de Velocidade tem a finalidade de transmitir a energia mecânica entregue pelo eixo do rotor até ao gerador e é composta por eixos, engrenagens de transmissão e acoplamentos.
2) Sistema de refrigeração. Existem 2 sistemas de refrigeração: um para a caixa multiplicadora que suporta os esforços mecânicos entre os dois eixos e outro para o gerador eléctrico. Este sistema trata-se de ventiladores ou de radiadores a água ou óleo.
3) O sistema de controlo electrónico gere o arranque da turbina, a orientação das pás e a paragem, bem como a orientação do conjunto face à direcção do vento.
4) O gerador eléctrico é responsável pela produção de electricidade. Transforma a energia mecânica de rotação em energia eléctrica através de equipamentos de conversão electromecânica. O tipo de gerador influencia o comportamento do aerogerador e as suas interacções com a rede e pode ser de dois tipos:
- Gerador Síncrono
- Gerador Assíncrono
5) Os instrumentos para medição do vento são de dois tipos:
- Sensor de Direcção
- Anemómetro (mede a velocidade)
Os dados são transmitidos à unidade de controlo que efectua a regulação do aerogerador de forma automática.
6) O sistema de orientação permite a orientação da turbina face à direcção do vento e a sua “fixação” através de um travão.
7) As pás ou captor de energia têm como função é captar a energia do vento e transferi-la para o rotor. A potência desejada depende do diâmetro das pás:
Diâmetro: 7 m Potência: 10 kW
Diâmetro: 27 m Potência: 0,2 MW
Diâmetro: 72 m Potência: 2 MW
O número de pás pode variar consoante os aerogeradores. Actualmente, o sistema de três pás é o mais utilizado pois permite limitar as vibrações, o barulho e o desgaste do rotor, sendo o que tem a maior potência.
8) O Rotor é o componente do sistema eólico responsável por captar a energia cinética dos ventos e transformá-la em energia mecânica de rotação. A configuração do rotor influencia o rendimento global do sistema, existindo dois tipos de rotores:
- Rotores de Eixo Horizontal
- Rotores de Eixo Vertical
O cubo do rotor permite a orientação das pás de forma a regular a velocidade de rotação da turbina.
9) A Torre é necessária para sustentar e posicionar o rotor a uma altura conveniente para o seu funcionamento.
10) Eixo secundário. Está equipado de um travão (dispositivo de segurança) que limita a velocidade em caso de vento violento.
A implantação de um Parque Eólico, para além dos aerogeradores, implica a instalação no local de outros elementos tais como uma subestação de recepção da energia proveniente do aerogeradores e cabos subterrâneos de ligação para o transporte da energia eléctrica.
Fontes:
-http://e-lee.ist.utl.pt/realisations/EnergiesRenouvelables/FiliereEolienne/eolien.htm
-http://aiacirca.apambiente.pt/Public/irc/aia/aiapublico/library l=/aia1868_necessidades/resumo_no_tcnico/rnt_aditpdf/_PT_1.0_&a=d
-http://elepot.dei.uminho.pt/Site_Elepot/simposios/apresentacoes/mafalda.pdf~
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.